Pesquisa na Educação Superior: Articulação, Graduação e Pós-Graduação
Resumo
Este texto se refere a uma reflexão sobre a articulação de projetos de intervenção desenvolvidos em cursos de Licenciatura na Graduação, coordenados por professores de Mestrado em Educação Stricto Sensu que articulam suas pesquisas a esses projetos, envolvendo os alunos de Licenciatura na Graduação em uma prática e pesquisa profissional. O objetivo dessa articulação é desenvolver conhecimento, habilidades e atitudes dos alunos da Graduação em relação à pesquisa. Como metodologia, os pesquisadores da Pós-Graduação adotam a pesquisa qualitativa, na abordagem colaborativa. Para a coleta de dados, utilizam-se instrumentos como fóruns de discussão, e-mails, portfolio eletrônicos e questionários. O referencial teórico tem como base autores que tratam do pensamento complexo e sistêmico, da pesquisa colaborativa, da gestão do conhecimento, da prática pedagógica e da aprendizagem colaborativa. Presenças e ausências são desveladas nas considerações finais, apontando par uma necessidade de se iniciar cada vez antes a preparação do alunado para a pesquisa.
Copyright (c) 2007 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.