30 anos de estudos didáticos: recorrências, mudanças, riquezas e problemas
Resumo
É tempo de comemorar. Do latim – commemoratione – é trazer à memória, fazer recordar, lembrar, também celebrar, festejar, assim como prestar informação relativa ao estado anterior do doente ou com fins diagnósticos sobre circunstâncias anteriores ao estado atual (FERREIRA HOLANDA: 1986; p.436).
Celebramos os 30 anos de existência da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), compreendendo que, ao voltarmos ao passado para um estudo que resgate as produções apresentadas no Grupo de Trabalho (GT) de Didática, não descrevemos, mas interpretamos, como diz Magda Soares (1990), com os olhares e os sentimentos trabalhados pelo vivido, nem por isso menos importantes ou com menor validade.
Este estudo aborda produções apresentadas ou divulgadas envolvendo o nosso GT. Atendendo a um pedido da Coordenação, reportamo-nos aos 30 anos de existência da ANPED (tema da Reunião) em que o GT de Didática esteve presente desde os anos iniciais – 1982 (André, 1990) – embora não tenhamos conseguido obter material relativo ao período integral.
Copyright (c) 2007 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.