Estado e Neoliberalismo no Brasil (1995-2018)

  • Jorge Fernando Hermida Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Jailton de Souza Lira Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma análise pormenorizada da influência da ideologia neoliberal no processo de reformulação do Estado brasileiro no período 1995-2018, com base em uma interpretação marxista da história e no materialismo histórico e dialético. Após analisar o objeto de estudo a partir de categorias advindas da tradição marxista (Estado, ideologia, conflitos de classe e classes sociais), o estudo conclui que independentemente dos momentos políticos e dos governos analisados, a presença da ideologia neoliberal orientando as reformas e a forma de fazer política foi expressiva e contundente. Excetuando os governos nos quais o lulismo esteve no poder, a política neoliberal foi avassaladora, produzindo consequências bastante negativas para o conjunto da classe trabalhadora.

Biografia do Autor

Jorge Fernando Hermida, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes (MPGOA), ambos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Jailton de Souza Lira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Assistente I da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (ADUFAL).

Publicado
2018-11-27
Como Citar
HERMIDA, J.; LIRA, J. Estado e Neoliberalismo no Brasil (1995-2018). CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 13, n. 35, p. 38-63, 27 nov. 2018.