A Relação entre Ações Individuais e Coletivas para a Educação Ambiental numa Escola de Educação Básica: uma Abordagem a partir da Teoria da Atividade

  • João Roberto Mendes Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
  • Nilson Fraga Fraga Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Esta pesquisa partiu do pressuposto de que, embora seja possível alcançar resultados significativos com as práticas de Educação Ambiental no interior das instituições de ensino básico, há uma ruptura quanto aos objetivos alcançados com crianças e adolescentes, pois observa-se que é comum essas práticas se constituírem como isoladas e direcionadas apenas por um ou alguns membros dessas instituições. Admitiu-se como problema desta pesquisa, as relações entre ações individuais e coletivas no direcionamento de ações de Educação Ambiental. Para tanto, teve-se como objetivo geral da pesquisa analisar, a partir da Teoria da Atividade, as relações que se estabelecem entre os sujeitos de uma escola de educação básica, considerando as práticas de Educação Ambiental. Como objetivos específicos; Identificar ações de Educação Ambiental na escola; Investigar, a partir dos pressupostos da Teoria da Atividade, as relações que se
estabelecem entre os sujeitos da pesquisa, tendo como propósito a Educação Ambiental. Como base da pesquisa, adotou-se os a Teoria da Atividade: Vygotsky (1978), Leontiev (1981) e Engeström (1987); e o pensamento de Loureiro (2003); Sato e Carvalho (2005), como referencial para a Educação Ambiental. Optou-se por realização de observações diretas e entrevistas gravadas envolvendo: todos os sujeitos da escola. A análise dos dados evidenciou como vem ocorrendo o direcionamento de ações e as relações entre os sujeitos tendo como propósito o alcance dos objetivos da Educação Ambiental na escola pesquisada.

Biografia do Autor

João Roberto Mendes, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Geógrafo - Professor Adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná.

Nilson Fraga Fraga, Universidade Estadual de Londrina

Geógrafo - Professor Doutor Coordenador do Grupo: Geografia(s) Territorial(is) Paranaense(s) – TPs/DGEO/UEL Coordenador do Grupo: Geografia Política, Território, Poder e Conflito – GPTPC/DGEO/UEL Universidade Estadual de Londrina/Departamento de Geociências – DGEO/UEL Programa de Pós-graduação em Geografia, Mestrado e Doutorado – PPGG – UEL Programa de Pós-graduação em Geografia, Mestrado e Doutorado – PPGEO/ UFPR.

Publicado
2018-11-27
Como Citar
MENDES, J.; FRAGA, N. A Relação entre Ações Individuais e Coletivas para a Educação Ambiental numa Escola de Educação Básica: uma Abordagem a partir da Teoria da Atividade. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 13, n. 35, p. 182-203, 27 nov. 2018.