Programas de Leitura: Ações Políticas, Contradições, Fragilidades e Silenciamentos

  • Romilda Teodora Ens PUC - PR
  • Edina Dayane de Lara Bueno PUC - PR
  • Célia Souza da Costa PUC - PR
  • Jaqueline Salanek de Oliveira Nagel PUC - PR

Resumo

O artigo apresenta uma análise das políticas de incentivo à leitura no Brasil em seus desdobramentos e no que atendem a recomendações de organismos
internacionais, para programas de leitura no Brasil, a partir de pesquisa qualitativa, do tipo descritivo e documental, à luz de aportes teóricos e legais que
subsidiam reflexões acerca das prioridades, orientações e programas de governo subjacentes à formação de leitores. Entre os principais resultados, destacamos: as influências dos organismos internacionais quanto à propositura de programas; à falta de acompanhamento processual do PNBE o que ocasionou fragilidades quanto ao cumprimento de seus objetivos; aos silenciamentos que permearam o PNBE e o futuro dos Programas do Livro do FNDE/MEC. Evidenciamos a necessidade de mais estudos que reflitam criticamente sobre as influências internacionais, do capital e das forças opostas na ocorrência de programas de fomento a leitura e da implantação de bibliotecas escolares. 

Biografia do Autor

Romilda Teodora Ens, PUC - PR

Doutora em Educação pela PUC-SP e pós-doutora pela Universidade do Porto-Pt. Atualmente. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da PUCPR. Pesquisadora associada da FCC. Lidera o grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS) na PUCPR, que integra a Cádetra da UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed/FCC.
Participa do ReLePe e NEARS/ PUC/SP.

Edina Dayane de Lara Bueno, PUC - PR

Doutoranda e Mestre em Educação pela PUCPR. Participa do grupo de pesquisa Políticas, Formação de professor e Representações Sociais (POFORS). Graduada em Pedagogia na PUCPR, realizou pesquisas de iniciação científica como bolsista do CNPQ.

Célia Souza da Costa, PUC - PR

Possui graduação em Comunicação Social, Direito e Licenciatura em Filosofia. É especialista em Docência Superior e Educação Especial Inclusiva. Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas. Doutoranda em Educação pela PUCPR na linha de História e Políticas da Educação. Participa do grupo de pesquisa Políticas, Formação de professor e Representações Sociais (POFORS).

Jaqueline Salanek de Oliveira Nagel, PUC - PR

Doutoranda e Mestre em Educação pela PUCPR, na linha História e Políticas da Educação. Participa do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do Professor e Representações Sociais (POFORS). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Educação e Gestão e Educação Ambiental. É Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, atuando no Departamento de Ensino Fundamental, DEF, na gerência
de Gestão Escolar.

Publicado
2018-11-27
Como Citar
ENS, R.; BUENO, E.; COSTA, C.; NAGEL, J. Programas de Leitura: Ações Políticas, Contradições, Fragilidades e Silenciamentos. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 13, n. 35, p. 204-223, 27 nov. 2018.