Significados atribuídos pelas crianças ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender os significados atribuídos pelas crianças ao PIBID, a partir das experiências vividas por elas no decorrer do ano de 2017, nos subprojetos de Pedagogia e Educação Física da Universidade Regional de Blumenau - FURB. A investigação, de caráter qualitativo, se justifica pela ausência de estudos que ouviram as crianças a respeito do tema, constatada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no decorrer dos anos de 2009 a 2017. O contexto foram duas escolas públicas do município de Blumenau - SC, e os participantes, dez crianças estudantes do 3º ano do ensino fundamental. A geração de dados se deu a partir de rodas de conversas e a análise dos dados foi realizada com base nos princípios da Análise do Conteúdo. Foram definidas quatro categorias a posteriori, que caracterizam os principais significados atribuídos pelas crianças ao PIBID: a) a participação ativa como pressuposto metodológico; b) as mudanças provocadas no espaço escolar; c) as aprendizagens a partir das atividades desenvolvidas pelo PIBID; e d) a afetividade. As categorias possibilitam inferir que as crianças viveram, no contexto das propostas desenvolvidas pelo PIBID, experiências bastante significativas em seu processo educacional. Estas, possibilitaram participação na tomada de decisões a respeito das propostas desenvolvidas; experienciar uma escola com um espaço físico pensado em função de suas características e necessidades; e, elaborar importantes aprendizagens de uma forma afetiva e acolhedora.

Palavras-chave: PIBID. Formação de professores. Pesquisa com crianças.

Biografia do Autor

Cleide dos Santos Pereira Sopelsa, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Universidade Regional de Blumenau (FURB). Blumenau. SC. Brasil. Doutoranda em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). cleidesopelsa@yahoo.com.br

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(2008)

Isabelle dos Santos, Prefeitura Municipal de Indaial - SC

Bacharel e Licenciatura em Educação Física pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. SC

Publicado
2020-03-05
Como Citar
PEREIRA SOPELSA, C.; RAUSCH, R.; SANTOS, I. Significados atribuídos pelas crianças ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 15, n. 39, p. 137-154, 5 mar. 2020.