A educação dos sentidos: uma reflexão a partir das obras “A indústria cultural” – Theodor Adorno e “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” – Walter Benjamin

Resumo

O presente texto apresenta uma reflexão sobre a educação dos sentidos a partir do estudo das obras “A indústria cultural” de Theodor W. Adorno e “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” de Walter Benjamin. Primeiramente apresentamos uma breve contextualização histórica sobre o período no qual se desenvolveram os referentes textos. Em seguida buscamos demonstrar através do pensamento de Walter Benjamin como a arte passou a educar os sentidos das classes trabalhadoras a partir da sua reprodutibilidade técnica. Nas considerações finais, apontamos a importância da leitura de ambas as obras para possíveis reflexões acerca da formação do discurso nas tomadas de decisão social e cultural na atualidade. Como também buscamos compreender a função política da arte na formação crítica do sujeito. 

 

Biografia do Autor

Edaniele Cristine Machado do Nascimento, Unicentro/PR

Doutoranda em Educação na Universidade Tuiuti do Paraná. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2015). Graduada em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional, pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2012). Especialização em Formação de Professores para a Docência no Ensino Superior - UNICENTRO (2014). Membro do GEPEDIN/CNPq- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil da UNICENTRO (2009). Áreas de pesquisa: políticas da educação, história da educação, infância e educação infantil. Pesquisando principalmente nos seguintes temas: políticas da educação infantil, história da educação brasileira; história da infância; infância e cultura, práticas pedagógicas na educação infantil.

Pedro Leão da Costa Neto, UTP

Graduação em Ciências econômicas pela Universidade Federal do Paraná (1985). Doutorado em Ciências Humanas na àrea de Filosofia pela Universidade de Varsóvia (1996). Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd (Mestrado e Doutorado) e do Curso de História da Universidade Tuiuti do Paraná. Atua na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Social, pesquisando principalmente os seguintes temas: Pensamento de Marx e a Tradição Marxista; Pensamento Social na Europa Oriental e História da Filosofia e das Instituições de Ensino de Filosofia no Brasil.

Publicado
2020-07-30
Como Citar
MACHADO DO NASCIMENTO, E.; DA COSTA NETO, P. A educação dos sentidos: uma reflexão a partir das obras “A indústria cultural” – Theodor Adorno e “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” – Walter Benjamin. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 15, n. 40, p. 91-103, 30 jul. 2020.