Ressignificando a prática pedagógica e concepções docentes acerca do diálogo entre saberes para o ensino de Ciências

Resumo

Este estudo, de abordagem qualitativa, foca na concepção e na prática pedagógica do professor de ciências em uma escola pública no estado de Pernambuco (Nordeste do Brasil) sob a ótica dos pressupostos teóricos e metodológicos da etnobiologia. A pesquisa objetivou analisar, por meio de observações em sala de aula, se a prática pedagógica do professor contempla o diálogo entre saberes no ensino de ciências e; comparar as concepções do docente acerca de alguns conceitos, como: “Diálogo entre Saberes”, “Conhecimento Prévio” e “Etnobiologia”, através de entrevistas semiestruturadas, antes e após um trabalho colaborativo. A investigação revelou que o ensino do professor se encontrava moldado na perspectiva de uma metodologia tradicional. Contudo, foi possível perceber a ressignificação das concepções do educador, o qual possuía um conhecimento fragmentado acerca dos conceitos trabalhados durante o estudo. Assim, destacamos a necessidade do desenvolvimento de trabalhos como este, com objetivo de gerar nos professores a oportunidade de refletir sobre as suas práticas, promovendo uma educação que valorize e respeite os saberes dos educandos enquanto sujeitos sociais, históricos e transformadores de sua própria realidade.

Biografia do Autor

Joaklebio Alves da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, PE, Brasil. Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UFRPE. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte. Pedagogo e Licenciado em Ciências Biológicas.

Marcelo Alves Ramos, Universidade de Pernambuco, Campus mata Norte

Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte, Nazaré da Mata, PE, Brasil. Pós-Doutorado em Ecologia; Doutor em Botânica; Mestre em Ciências Florestais e Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UPE. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq- Nível 2.

Publicado
2021-12-17
Como Citar
BARBOSA, G.; SILVA, J.; RAMOS, M. Ressignificando a prática pedagógica e concepções docentes acerca do diálogo entre saberes para o ensino de Ciências. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 16, n. 44, p. 122-145, 17 dez. 2021.