A Relação entre Educação e Movimentos Sociais a partir da Via Campesina
Resumo
Este texto é fruto da investigação sobre a produção coletiva do conhecimento em educação do campo, concluída em dezembro de 2014. Objetiva analisar como se dá a produção coletiva do conhecimento no contexto da educação do campo, em especial as práticas construídas no coletivo da Via Campesina. A perspectiva teórico-metodológica incorpora análise de documentos e reflexões sobre os conceitos de movimentos sociais e educação do campo. Constata-se que as experiências educativas dos camponeses se voltam para análises em perspectiva internacional. Trabalham com problemas e temas que auxiliam na organização, reorganização e criação de experiências de agricultura familiar e desenvolvimento territorial rural sustentável, mediante o regime da Alternância. São construídas parcerias entre movimentos, organizações, governos e universidades que firmam processos formativos de Ensino Médio, com forte articulação entre trabalho e educação, juntamente a práticas não-formais de educação voltadas para a formação política.Referências
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Publicado
2017-05-13
Como Citar
DE SOUZA, M. A Relação entre Educação e Movimentos Sociais a partir da Via Campesina. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 26, p. 139-153, 13 maio 2017.
Seção
Artigos
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