Desafios da educação ambiental nas escolas do campo

  • Maria Arlete Rosa Universidade Tuiuti do Paraná

Resumo

Este artigo busca refletir sobre - quais aspectos caracterizam as possibilidades e limites das ações de educação ambiental desenvolvidas nas escolas localizadas no campo? Trata-se da Deliberação de Educação Ambiental e Educação do Campo para o Sistema de Ensino do Paraná. Indicam-se elementos do atual debate teórico do campo da educação ambiental (LAYRARGUES, 2012); (LOUREIRO, 2012); (LIMA, 2011) e da educação do campo (CALDART, 2004); (SOUZA, 2010) entre outros. As pesquisas consideradas estão vinculadas ao Observatório em Educação (OBEDUC II), com o projeto “A Educação do Campo na Região Metropolitana de Curitiba: diagnóstico, Diretrizes Curriculares e Reestruturação dos Projetos PolíticosPedagógicos”. Fundamenta o Projeto a metodologia de pesquisa-ação, desenvolvida em vinte quatro municípios. Os resultados preliminares indicam limites quanto a: baixa participação dos professores na elaboração do PPP de sua escola; desconhecimento do PPP do seu município; educação ambiental é pouco tratada nestes PPPs; prática educativa pontual, fragmentada e desarticulada quando mencionada pelos professores e gestores; conteúdos pedagógicos das disciplinas dissociados da problemática e dos riscos ambientais existentes na realidade do campo; desconhecimento sobre a existência das políticas de educação ambiental. As possibilidades apontam para a escola enquanto espaço social com liderança favorável para a construção de uma identidade socioambiental no campo.

Biografia do Autor

Maria Arlete Rosa, Universidade Tuiuti do Paraná
Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1978) e Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2014). Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), pesquisou as relações sociais educativas e movimentos sociais em Curitiba. Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999), investigou as práticas educativas de sustentabilidade e participação social em Curitiba. Pós Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná(2016), abordou as práticas de educação ambiental e educação básica na Região Metropolitana de Curitiba. Membro Titular do Conselho Estadual de Educação do Paraná(2010 a 2016). Professora Adjunta da Universidade Tuiuti do Paraná do Programa de Pós Graduação em Educação de Mestrado e Doutorado. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas, junto ao Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Educação - Universidade Tuiuti do Paraná e Programa Observatório da Educação/CAPES. Diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Companhia de Saneamento do Paraná(2003 a 2010). Docente da Prefeitura Municipal de Curitiba(1984 a 2016). Autora de livros e artigos sobre: educação, cidadania e participação social; educação e meio ambiente na cidade e no campo; educação ambiental e políticas públicas; práticas de educação socioambiental; educação ambiental e saneamento; educação e sustentabilidade.

Referências

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Publicado
2017-05-13
Como Citar
ROSA, M. Desafios da educação ambiental nas escolas do campo. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 26, p. 258-276, 13 maio 2017.