Desafios da educação ambiental nas escolas do campo
Resumo
Este artigo busca refletir sobre - quais aspectos caracterizam as possibilidades e limites das ações de educação ambiental desenvolvidas nas escolas localizadas no campo? Trata-se da Deliberação de Educação Ambiental e Educação do Campo para o Sistema de Ensino do Paraná. Indicam-se elementos do atual debate teórico do campo da educação ambiental (LAYRARGUES, 2012); (LOUREIRO, 2012); (LIMA, 2011) e da educação do campo (CALDART, 2004); (SOUZA, 2010) entre outros. As pesquisas consideradas estão vinculadas ao Observatório em Educação (OBEDUC II), com o projeto “A Educação do Campo na Região Metropolitana de Curitiba: diagnóstico, Diretrizes Curriculares e Reestruturação dos Projetos PolíticosPedagógicos”. Fundamenta o Projeto a metodologia de pesquisa-ação, desenvolvida em vinte quatro municípios. Os resultados preliminares indicam limites quanto a: baixa participação dos professores na elaboração do PPP de sua escola; desconhecimento do PPP do seu município; educação ambiental é pouco tratada nestes PPPs; prática educativa pontual, fragmentada e desarticulada quando mencionada pelos professores e gestores; conteúdos pedagógicos das disciplinas dissociados da problemática e dos riscos ambientais existentes na realidade do campo; desconhecimento sobre a existência das políticas de educação ambiental. As possibilidades apontam para a escola enquanto espaço social com liderança favorável para a construção de uma identidade socioambiental no campo.Referências
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Publicado
2017-05-13
Como Citar
ROSA, M. Desafios da educação ambiental nas escolas do campo. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 26, p. 258-276, 13 maio 2017.
Seção
Artigos
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