Formação política e técnica: a experiência do instituto de agroecologia latino-americano (iala) amazônico

  • Nicolle Marra Ivanoski Instituto Federal do Paraná

Resumo

Desde sua colonização até os nossos dias, a realidade da América Latina é marcada pela exploração dos povos nativos e expropriação dos recursos naturais e minerais, apesar disso, os trabalhadores rurais do campo têm procurado articular novos caminhos e alternativas que contribuam para o desenvolvimento e independência territorial, econômica, política e ideológica da América Latina. Nesses caminhos, podemos destacar a expressividade da Via Campesina no território Pan Amazônico como sujeito social fundamental para consolidação das formas de resistência em perspectiva internacional. Uma delas refere-se à construção do Instituto de Agroecologia Latinoamericano (IALA) Amazônico. Com o objetivo de potencializar os espaços de formação aos sujeitos inseridos no campo, o IALA Amazônico busca articular universidade, pesquisadores, movimentos sociais e camponeses para efetivar processos de formação política e técnica com base nos princípios da agroecologia.

Biografia do Autor

Nicolle Marra Ivanoski, Instituto Federal do Paraná
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2010); Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu; área de concentração: Trabalho, Política e Sociedade; Docente do Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba. Atuando nas disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Física. Membro do Grupo de Pesquisa Estado, Sociedade, Trabalho e Educação. Atuando nos seguintes temas: Educação, Formação docente e Movimentos Sociais.

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Publicado
2017-05-13
Como Citar
IVANOSKI, N. Formação política e técnica: a experiência do instituto de agroecologia latino-americano (iala) amazônico. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 26, p. 277-296, 13 maio 2017.