Desigualdades no campo: contribuições da educação ambiental em escolas localizadas em unidades de conservação
Resumo
O artigo busca adensar o debate sobre a Educação Ambiental e suas contribuições para amenizar as desigualdades sofridas pelos povos do campo. Como ponto de convergência para análise do tema, se toma a escola com elemento catalizador do fazer comunitário em uma Unidade de Conservação localizada na região sul do Brasil, mais especificamente na Ilha do Mel/ Paraná. Considera-se a escola como potencializadora de transformação das realidades por meio do desenvolvimento comunitário, já que é construída socialmente e legitimada como locus de formação e socialização das culturas. Para tanto, se aborda o contexto das lutas pela escola do campo com o intuito de localizar o leitor e inseri-lo na problemática, seguido de uma breve discussão sobre as Unidades de Conservação brasileiras e a Educação Ambiental no contexto escolar. O texto traça uma relação entre o processo histórico das lutas pelo direito a educação do campo e as potencialidades da Educação Ambiental para contribuir neste processo, em especial na ação e no desenvolvimento comunitário.Referências
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Publicado
2017-05-13
Como Citar
ANDREOLI, V.; CAMPOS, M. Desigualdades no campo: contribuições da educação ambiental em escolas localizadas em unidades de conservação. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 26, p. 297-315, 13 maio 2017.
Seção
Artigos
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