Política e educação do campo: os processos de formação para a vida social dos camponeses
Resumo
Esse trabalho pretende retomar alguns aspectos da educação do campo a partir do projeto de pesquisa em andamento denominado Educação do Campo na Região Metropolitana de Curitiba: Diagnóstico, Diretrizes Curriculares e Reestruturação dos Projetos Político-Pedagógicos, com financiamento da CAPES e desenvolvido na Universidade Tuiuti do Paraná. Seu objetivo geral é analisar e avaliar a situação das escolas do campo dos 24 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Paraná, Brasil, tendo como base as escolas municipais localizadas no campo e os dados do INEP sobre o Censo Escolar e a Prova Brasil. O quadro teórico-metodológico que orienta esta leitura é o materialismo histórico a fim de compreender como, no conjunto das relações de forças que constituem o tecido social, se configuram os grupos sociais em presença. Para as classes trabalhadoras a escola possibilita o acesso aos mecanismos que viabilizam a formação inicial, dentro dos limites de uma instituição que tem a função de adaptar aos objetivos do modo de produção e de dominação capitalista. Para os camponeses, na grande variedade que caracteriza a realidade brasileira (indígenas, quilombolas e de origem europeia), a estrutura curricular e a organização do conhecimento transmitido na escola precisa valorizar as vida na terra, a cultura e a identidade sociocultural dos povos do campo. A Educação do Campo nasceu no movimento de luta pela terra, cujos participantes perceberam o vazio educacional e a importância de uma formação efetiva desses trabalhadores no curso da história pelas instituições públicas, respeitando os ciclos temporais da produção agrícola, os vínculos sociais e os interesses desses grupos, de seus vínculos culturais e políticos, principalmente a sua unificação em torno da reforma agrária e de um projeto popular. Dentro dessa perspectiva, busca-se refletir sobre os procedimentos para superar os limites da formação escolar no contexto das relações de hegemonia, para abrir a possibilidade de a escola mostrar a dimensão política da educação na prática cotidiana dos trabalhadores, a fim de desvelar as possibilidades de um novo pensamento presente na sua prática e na sua vida social.Referências
BRASIL, IBGE, Censo Agropecuário de 2006 (a estrutura fundiária –
comentários) http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/
censoagro/brasil_2006/comentarios.pdf, consultado em 21/11/2014.
DIAS, Edmundo Fernandes. Revolução Passiva e modos de vida. São Paulo:
Ed. Sundermann, 2012. FERNANDES, Bernardo Mançano. O MST no contexto da formação
camponesa no Brasil. In: A questão agrária e a justiça. São Paulo: Revista
dos Tribunais, 2000.
GRAMSCI, Antonio. Quaderni del Carcere. Torino: Einaudi, 1978.
LIBERATO, Ana Paula G. Reforma Agrária: Direito Humano Fundamental.
Curitiba: Juruá, 2003.
PIRES, Angela Monteiro. Educação do Campo como Direito Humano. São
Paulo: Cortez, 2012.
PRADO JR., Caio. A questão agrária no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1981
(3a
. Ed.).
VENDRAMINI, Celia Regina. Educação e trabalho: reflexões em torno dos
movimentos sociais do campo. Cad. Cedes, Campinas, v. 27, n. 72, 2007,
pp. 121-135.
comentários) http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/
censoagro/brasil_2006/comentarios.pdf, consultado em 21/11/2014.
DIAS, Edmundo Fernandes. Revolução Passiva e modos de vida. São Paulo:
Ed. Sundermann, 2012. FERNANDES, Bernardo Mançano. O MST no contexto da formação
camponesa no Brasil. In: A questão agrária e a justiça. São Paulo: Revista
dos Tribunais, 2000.
GRAMSCI, Antonio. Quaderni del Carcere. Torino: Einaudi, 1978.
LIBERATO, Ana Paula G. Reforma Agrária: Direito Humano Fundamental.
Curitiba: Juruá, 2003.
PIRES, Angela Monteiro. Educação do Campo como Direito Humano. São
Paulo: Cortez, 2012.
PRADO JR., Caio. A questão agrária no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1981
(3a
. Ed.).
VENDRAMINI, Celia Regina. Educação e trabalho: reflexões em torno dos
movimentos sociais do campo. Cad. Cedes, Campinas, v. 27, n. 72, 2007,
pp. 121-135.
Publicado
2017-05-13
Como Citar
SCHLESENER, A.; PEREIRA, M. DE F. Política e educação do campo: os processos de formação para a vida social dos camponeses. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 26, p. 365-379, 13 maio 2017.
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.