Educação Física escolar: (re)vendo os pressupostos e a prática pedagógica dos professores do ensino fundamental
Resumo
A década de 80, no Brasil, foi um período marcado por transformações na Educação Física Escolar, relacionadas com o surgimento de novas tendências pedagógicas para a área. Analisar se estas tendências refletiram ou não na prática pedagógica de um grupo de professores de Educação Física do 1º ao 5º ano de escolas estaduais de uma cidade do interior do estado de São Paulo, é o objetivo. A metodologia proposta foi de abordagem qualitativa, tendo como recurso metodológico a observação das aulas. O universo inicial era de nove escolas e nove professores, mas ao estabelecer critérios, o número foi reduzido para quatro escolas estaduais e quatro professores. Ao observar as aulas, identificamos que três tendências incidiram de forma significativa na prática pedagógica dos professores pesquisados, predominando indícios de um trabalho desenvolvimentista, sendo que apenas um dos professores ampliou em sua ação prática, atitudes crítico-superadora e construtivista. O estudo nos levou a refletir que não há uma ou outra tendência que é elucidada, mas é possível ações conjuntas visando contribuir para a ação pedagógica do professor.Referências
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Publicado
2017-05-13
Como Citar
FIORANTE, F.; SIMÕES, R.; MUZZETI, L.; INFORSATO, C. Educação Física escolar: (re)vendo os pressupostos e a prática pedagógica dos professores do ensino fundamental. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 26, p. 400-419, 13 maio 2017.
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo
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