Formação docente continuada na EJA: estratégias de ensino para estudantes com deficiência intelectual

Palavras-chave: educação de jovens e adultos; inclusão; pessoa com deficiência intelectual; formação docente continuada

Resumo

Este artigo apresenta os dados de uma proposta de formação docente continuada sob a perspectiva da Educação Inclusiva, aplicada em uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em um município no Estado do Paraná. Desenvolveu-se por meio de uma pesquisa-ação, tendo como objetivo elaborar e implementar uma proposta de formação continuada para professores dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da EJA, para o aprimoramento da prática pedagógica direcionada aos estudantes com deficiência intelectual. Os participantes da pesquisa foram dez professores de diferentes componentes curriculares. Fundamenta-se teoricamente em:  Marins (2019), Prais e Vitaliano (2018), Vigotski (1997, 2021), e Zerbato (2018). Para a coleta dos dados foram utilizados: a) questionário aberto para identificação das concepções docentes sobre a deficiência intelectual; b) observação das aulas e; c) relato dos professores após participação na formação. Os dados foram analisados pela Análise de Conteúdo e mostraram que a formação foi contributiva à prática dos professores, com os seguintes resultados: 1. alteração da concepção docente sobre a deficiência intelectual, de limitada e assistida, para possibilidades de participação e aprendizagem; 2. a metodologia da Tutoria por Pares contribui para a aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual na EJA; 3. destacaram-se como pontos positivos que a elaboração do  plano de aula, de forma colaborativa, traz mais segurança ao trabalho docente, e formas mais acessíveis para disponibilizar e avaliar conteúdos, beneficiaram não apenas estudantes com deficiência intelectual, mas os demais estudantes da EJA.

Biografia do Autor

Olga Mara Bueno, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Educação - Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG. Mestre em Educação Inclusiva. Professora de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Atua no atendimento educacional especializado, Sala de Recurso Multifuncional Tipo I na EJA.

Rita de Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa –UEPG. É professora permanente do Mestrado e do Doutorado em Educação –UEPG. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede –PROFEI na UEPG. Pesquisadora produtividade do CNPq.

Referências

ARROYO, M. G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA, itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRAUN, P.; NUNES, L. R. d’ O. de P. A formação de conceitos em alunos com deficiência intelectual: o caso de Ian. Rev. Bras. Ed. Espec., Marília, v. 21, n. 1, p.75-92, jan. -mar., 2015. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbee/a/7fFvtywfmV65HRBfK8xHc3G/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 18 jul. 2021.

BUENO, M. B. Educação de Jovens e Adultos: formação continuada colaborativa entre professores da sala comum e da Educação Especial. Dissertação (Mestrado em Educação Especial: Educação do Indivíduo Especial). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11076?show=full.
Acesso em: 04 jan. 2021.

BUENO, O. M.; OLIVEIRA, R. de C. da S. O desenvolvimento adulto do sujeito deficiente intelectual e a relação com a Educação para Jovens e Adultos (EJA): uma análise, a partir da perspectiva docente. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32. p. 1-15, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial. Acesso em: 30 de maio 2021.

BUENO, O. M.; OLIVEIRA, R. de C. da S. de. Atendimento Educacional Especializado para estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos: vozes da pesquisa científica na área (2008-2020). Revista Educação Especial, [S. l.], v. 35, p. e2/1–26, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/65908 .
Acesso em: 11 mar. 2022.

FREITAS, M. A. de S. Estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos: interfaces do processo de escolarização. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial: Educação do Indivíduo Especial). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. Acesso em: 28 dez. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3177. Acesso em: 02 mar. 2021

GLAT, R.; ESTEF, S.. Experiências e vivências de escolarização de alunos com deficiência intelectual. Rev. Bras. Ed. Espec., Bauru, v. 27, p. 157-170, jan. -dez., 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/C96ZQ9VXVPKRdmHjf4LSCht/. Acesso em: 03 set. 2021.

HEREDERO, E. S. A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 32, n. 2, p. 193-208, 2010. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/9772. Acesso em 22 jan 2021.

HEREDERO, E. S. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.26, n.4, p.733-768, Out. -Dez., 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/F5g6rWB3wTZwyBN4LpLgv5C/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 16 ago. 2021.

IBIAPINA, I. M. L. de M. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber, 2008.

LEITE, G. G. Prática pedagógica e planejamento educacional para uma jovem com deficiência intelectual na EJA. 2020. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12911. Acesso em: 15 abril 2021.

MARINS. K-H. C. de. Benefícios e desafios da tutoria por pares para alunos com deficiência intelectual. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12395?show=full. Acesso em 05 ago. 2021.

PRAIS, J. L. de S.; VITALIANO, C. R. Contribuições do Desenho universal para a aprendizagem ao planejamento do processo de ensino na perspectiva inclusiva. In: PAPIM, A. A. P.; ANDREUZZI, M. de; PAIXÃO, C. de M. G.; SILVA. G. de F. da. (Org.). Inclusão escolar: perspectivas e práticas pedagógicas contemporâneas. Porto Alegre: Editora Fi, 2018. p.49-69.

PLETSCH, M. D. A escolarização de pessoas com Deficiência Intelectual no Brasil: da institucionalização às políticas de inclusão (1973-2013). Arizona State University. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Dossiê Educação Especial: diferenças, currículo e processos de ensino e aprendizagem, v. 22, n. 81, 2014. Disponível em: https://www.uniapaemg.org.br/wp-content/uploads/2018/04/A_escolarizaCAo_De_pessoas_com_deficiEncia_intelectual_no_Brasil_da_institucionalizaCA_o_As_polIticas_de-inclusAo.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.

TASSINARI, A. M. Formação e prática pedagógica de professores da EJA junto a estudantes com Deficiência Intelectual. Tese (Doutorado em Educação Especial: Educação do Indivíduo Especial). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12065 .Acesso em: 04 jan. 2021.

TRENTIN, V. B. Escolarização de jovens com Deficiência Intelectual na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tese (Doutorado em Educação). Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6307621. Acesso em: 08 jan. 2021.

VALENTIM, F. O. D.; OLIVEIRA, A. A. S. de. Avaliação da aprendizagem e Deficiência Intelectual na perspectiva de professores do ensino comum. Rev. Diálogo Educacional, Curitiba, v.13, n. 40, p. 851-871, set/ dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/2569. Acesso em: 16 ago. 2021.

VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas V: Fundamentos de Defectología. Tomo V. Trad. Lic. Ma. Del Carmen Ponce Fernández. Habana: Editora Pueblo y Educación, 1997.

VIGOTSKI, L. S. Acerca dos processos compensatórios no desenvolvimento da criança mentalmente atrasada. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e44003001, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/JvycVmnwS39xrXQbCXgCycw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 mar. 2021.

VIGOTSKI, L. S. Problemas da Defectologia. Organização, edição, tradução e revisão técnica de Zóia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2021.

VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a História do Comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul, 1996.

VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a História do Comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul, 1996.

ZERBATO, A. P. Desenho Universal para a aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa. Tese (Doutorado em Educação Especial). Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: UFSCAR, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9896?show=full. Acesso em: 21 mar. 2021.
Publicado
2024-04-22
Como Citar
BUENO, O.; OLIVEIRA, R. Formação docente continuada na EJA: estratégias de ensino para estudantes com deficiência intelectual. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. 51, p. 111-126, 22 abr. 2024.