A Educação E A Estreita Relação Entre O Homem E A Tecnologia: Uma Abordagem Baseada Em Álvaro Vieira Pinto E Antonio Gramsci

  • Vicente Estevam Sandeski Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Resumo

Este artigo tem como escopo compreender a estreita relação entre a educação, o homem e a tecnologia na obra de Álvaro Vieira Pinto, procurando aproximar as ideias deste autor com a teoria de Antonio Gramsci, os quais elaboram suas percepções sobre a emancipação humana, mediada pela relação trabalho e educação, numa perspectiva de formação integral. No que se refere à teoria de Álvaro Vieira Pinto, buscar-se-á compreender os conceitos de desenvolvimento e a questão da ideologia. Além disso, será necessário, para a aproximação dos dois autores, entender também alguns conceitos fundamentais da teoria gramsciana em torno da educação e a formação do homem omnilateral. Esta pesquisa também possibilitará divulgar um dos mais relevantes intelectuais brasileiros, ainda pouco conhecidos, tanto no âmbito acadêmico como fora dele. O artigo possui caráter bibliográfico, ou seja, é embasado em obras, livros, revistas, artigos científicos, etc. para que se possa enriquecer a discussão sobre temas e conceitos.

Biografia do Autor

Vicente Estevam Sandeski, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987) Especialização em Didática Aplicada a Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação do Rio de Janeiro (1996) e Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2006). Doutorado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2016). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR. Lotado Campus Colombo.

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Publicado
2017-06-07
Como Citar
SANDESKI, V. A Educação E A Estreita Relação Entre O Homem E A Tecnologia: Uma Abordagem Baseada Em Álvaro Vieira Pinto E Antonio Gramsci. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 24, p. 31-52, 7 jun. 2017.