Bases Gramscianas para Compreensão da Política Educacional como Expansão da Hegemonia

  • Joelines Rodrigues de Sousa

Resumo

Um dos grandes pilares da força hegemônica dominante, especialmente no contexto hodierno, é a Política educacional, esta tem se tornado central na formação de professores, transmitindo as diretrizes para a conduta de trabalho e ensino fixadas pelos organismos internacionais. Nesse sentido, a concepção original de hegemonia delineada por Gramsci torna-se uma fonte de inspiração fundamental para compreender os meandros que engendram as relações de força, enfrentar os impasses atuais e construir uma sociedade livre e emancipada.

Biografia do Autor

Joelines Rodrigues de Sousa
Professora do Departamento de Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci G-Gramsci. Coordenadora Nacional de Comunicação da International Gramsci Society - IGS/Brasil. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2008). Mestra em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (2012). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisa em Ontologia Marxiana, Trabalho, Educação, Formação humana e Práxis. Tem experiência e possui interesse na área de Educação, com ênfase principalmente nos seguintes temas: Fundamentos e Teorias da Educação; Política Educacional; Trabalho, Práxis e Formação Humana.

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Publicado
2017-06-07
Como Citar
DE SOUSA, J. Bases Gramscianas para Compreensão da Política Educacional como Expansão da Hegemonia. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 24, p. 53-72, 7 jun. 2017.