A Educação e a Participação Politica no Contexto do Liberalismo e do Neoliberalismo: uma Reflexão a partir de Alguns Escritos de Gramsci

  • Roberta Ravaglio Gagno Universidade Estadual do Paraná

Resumo

O presente trabalho concentra-se na educação e a participação política no contexto do liberalismo e do neoliberalismo e sua relação pedagógica vivida na escola: a educação, a cultura e os intelectuais. A referência básica desse artigo são alguns escritos de Antonio Gramsci publicados entre 1916 e 1918 em jornais italianos, além de alguns fragmentos dos Cadernos do Cárcere. Os pressupostos teóricos servem para levantar algumas questões sobre a educação brasileira e a participação das massas. Demonstra a escola como uma instituição que é determinada socialmente, perante uma sociedade que se funda no modo de produção capitalista, dividida em classes e em conflito de interesses. Nesse contexto a escola, enquanto uma instituição que socializa o saber sistematizado, representa um espaço de democratização e de transmissão de valores comuns a todos.

Biografia do Autor

Roberta Ravaglio Gagno, Universidade Estadual do Paraná
É doutora em Políticas e Gestão da Educação pelo programa de pós graduação da UTP - PR. Possui mestrado em Políticas e Gestão pela mesma Instituição. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1995), pós graduação em Sociologia Política pela UFPR e em Ensino Religioso pela PUC - PR. Atualmente é professora na Universidade Estadual do Paraná, campus Paranaguá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, gestão da educação, avaliação, gestão democrática e organização política, desenvolvimento infanto juvenil e educação.

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Publicado
2017-06-07
Como Citar
GAGNO, R. A Educação e a Participação Politica no Contexto do Liberalismo e do Neoliberalismo: uma Reflexão a partir de Alguns Escritos de Gramsci. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 24, p. 93-109, 7 jun. 2017.