Os Conflitos Sociais no Campo e a Educação: a Questão Agrária no Brasil

  • Anita Helena Helena Schlesener Universidade Tuiuti do Paraná
  • Donizete Aparecido Fernandes Faculdades Integradas Espírita

Resumo

O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre os conflitos agrários no Brasil, a partir das características históricas de um país que desenvolveu políticas conservadoras que garantiram legalmente a distribuição desigual da terra de modo a atender a expansão da propriedade privada e a produção de alimentos para exportação. As tensões sociais em torno da questão agrária geraram a organização do MST (Movimento dos Sem-Terra). Esse movimento se redefine no curso das lutas pela terra e com a ascensão do Partido dos Trabalhadores ao poder. A organização do movimento se encaminha para o campo educacional, com propostas inovadoras de educação do campo. A partir de 2005 é criada a Escola Latino-Americana de Agroecologia (ELAA), que nasceu de um protocolo firmado durante o V Fórum Social Mundial, para a formação dos trabalhadores do campo.

Biografia do Autor

Anita Helena Helena Schlesener, Universidade Tuiuti do Paraná
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2001), com um ano de pesquisa na Università degli Studi di Milano e Fondazione Feltrinelli. Desde a década de 80 dedica-se ao estudo dos escritos de Antonio Gramsci. Paralelamente tem pesquisado, desde 1992, a filosofia de Walter Benjamin. Recebeu o Prêmio Jabuti em 2001. Docente de Filosofia da UFPR de 1976 a 2005, nas disciplinas de Filosofia Política e Estética. Atualmente é professora da Universidade Tuiuti do Paraná, atuando junto ao Mestrado e Doutorado em Educação. Membro do NESEF - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino da Filosofia - UFPR. Membro do Conselho Nacional da International Gramsci Society - IGS-Brasil. Membro dos Conselhos Editoriais das Revistas: Critica Marxista e Germinal.Membro do Conselho Editorial da Editora Mercado de Letras. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, filosofia política, Gramsci e Walter Benjamin. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da UTP (Gestão 2017-2019)
Donizete Aparecido Fernandes, Faculdades Integradas Espírita
Possui graduação em Filosofia pelo Instituto Vicentino de Filosofia (1991), graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco - Itatiba (1998). Especialização em Ciência Política, IBPEX (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2004), Doutorado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2016). Professor titular - Secretaria Estadual de Educação e Professor de História da América nas Faculdades Integradas Espírita. Tem experiência na área do Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: mundialização; educação e trabalho; marxismo; políticas sociais; políticas públicas; luta de classes; movimentos sociais; formação política.

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Publicado
2017-06-07
Como Citar
SCHLESENER, A. H.; FERNANDES, D. Os Conflitos Sociais no Campo e a Educação: a Questão Agrária no Brasil. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 24, p. 131-148, 7 jun. 2017.