Licenciatura em Música: Dilemas da Formação Docente Frente às Demandas da Prática Escolar
Resumo
O trabalho discute os fundamentos históricos, políticos e teóricos da formação do professor de música na Educação Básica, em especial quanto a duas dimensões metodológicas da prática educativa a partir de determinantes legais: a polivalência com a Educação Artística (Lei n. 5.692/71) e a especificidade de cada área com o Ensino de Arte (LDB n. 9.304/96), considerando a gênese histórica e a universalidade instituída desses conceitos. O artigo evidencia a contradição entre a formação dos docentes – com prevalência do saber conservatorial musical, as orientações legais e as demandas da prática social e escolar. Nessa perspectiva, o texto apresenta análise dos fundamentos teórico-metodológicos das determinações das políticas tanto nacionais quanto do Estado do Paraná para a arte em geral e a música em particular. Discorre-se também sobre os desafios para a formação e o trabalho dos professores nesse contexto, tendo em vista, de um lado, as características teórico-práticas da arte/música, e de outro, a prevalência de concepções historicamente instituídas na sociedade e na escola sobre seu ensino.Referências
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Publicado
2017-06-07
Como Citar
SUBTIL, M. J. Licenciatura em Música: Dilemas da Formação Docente Frente às Demandas da Prática Escolar. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 24, p. 168-188, 7 jun. 2017.
Seção
Artigos
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