Parlez-vous Français?1 A Língua Francesa na Educação Básica Pública em Ponta Grossa (PR)
Resumo
Vários aspectos relativos ao desenvolvimento humano, concernentes aos âmbitos social, cognitivo e afetivo-emocional, são beneficiados pelo aprendizado de línguas estrangeiras, oportunizando, assim, progresso pessoal e profissional aos indivíduos. O presente trabalho tem o propósito de analisar a situação relativa ao ensino da língua francesa nas escolas da rede pública estadual do município de Ponta Grossa, Estado do Paraná, já que se trata de um idioma de grande importância no mundo e que, atualmente, não vem sendo ofertado, nem na matriz curricular e nem por meio do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) – modalidade criada no Paraná na década de 80 com a finalidade de ofertar o ensino plurilíngue extracurricular gratuito à comunidade escolar. Realizou-se uma investigação histórica, seguida de uma análise documental relativa aos parâmetros educacionais oficiais vigentes para o ensino de línguas estrangeiras, e, por último, a uma pesquisa de campo. Dados foram coletados junto ao Núcleo Regional de Educação, aos diretores de duas escolas públicas estaduais de Ponta Grossa e a alunos, tendo sido os participantes entrevistados e/ou convidados a responder a um questionário aberto. Os resultados foram tratados de maneira qualitativa, de acordo com os eixos temáticos mais significativos. Percebese que a problemática encerra várias contradições envolvendo prioridades político-econômicas, disponibilidade de profissionais habilitados, demanda pelo ensino da língua e questões administrativas.Referências
CEIA, C. Porque é importante estudar línguas e por que é que não estudamos?
Disponível em: http://www.fcsh.unl.pt/docentes/cceia/educacao/aprender_
linguas.pdf. Acesso em: 23/07/2012
http://www.diaadia.pr.gov.br/celem/modules/conteudo/conteudo.
php?conteudo=7
Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira Moderna para a Educação Básica
do Paraná. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2008.
FIGUEIREDO, E.; GLENADEL, P. O Estatuto do Francês no mundo de hoje: a
diferença “por vir”. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.
HELB - Linha do Tempo sobre a História do Ensino de Línguas no Brasil. História
de Línguas no Brasil - Projeto do Programa de Pós- Graduação em Linguística
Aplicada da Universidade de Brasília – UNB, 2010. Disponível em: www.unb.
br/il/let/helb/. Acesso em: 11/10/10
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino
fundamental / língua estrangeira. Secretaria de Educação Fundamental.
Brasília: MEC/SEF, 1998. Parâmetros Curriculares Nacionais (ensino médio),
2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf.
Acesso em: 24/09/2010.
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Acesso em: 24/09/2010.
Publicado
2017-06-07
Como Citar
LOOS, J.; SANT’ANA, H. Parlez-vous Français?1 A Língua Francesa na Educação Básica Pública em Ponta Grossa (PR). CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 10, n. 24, p. 229-248, 7 jun. 2017.
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo
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