A Arte, a Afetividade e o Sistema Educacional: O Desenvolvimento Humano em Questão
Resumo
Partindo-se da hipótese de que a condução da educação não tem levado o verdadeiro desenvolvimento humano aos educandos, objetiva-se, no presente ensaio, discutir a importância da Arte para este desenvolvimento e, consequentemente, o papel imprescindível da Arte na Educação. Se bem entendida sua relevância, pode contribuir para a concretização de uma educação integral, ou seja, aquela que compreende todos os aspectos que constituem o indivíduo humano, incluindo a afetividade. A afetividade aqui é redimensionada, apresentada de maneira ampliada, buscando-se dirimir os preconceitos relativos à dicotomia entre razão e emoção, como também enfatizando sua participação ativa na aquisição de conhecimentos. Nesse sentido, propõe-se ainda uma releitura de um processo psicológico dos mais significativos que caracterizam a Arte: a catarse. Tendo em vista o real desenvolvimento humano e não a simples purgação das dificuldades existenciais, a catarse pode se tornar um instrumento semeador de ideias e sentimentos, com o compromisso de contribuir para a construção do melhor que há em nós: ética, afetividade e inteligência. Finalizase com considerações acerca do teatro na escola, como exemplo do papel da Arte na Educação.Referências
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Publicado
2013-12-30
Como Citar
SANT’ANA-LOOS, R.; LOOS-SANT’ANA, H.; CEBULSKI, M. A Arte, a Afetividade e o Sistema Educacional: O Desenvolvimento Humano em Questão. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 20, p. 55-72, 30 dez. 2013.
Seção
Artigos
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