O Discurso da Educação Escolar no Currículo das HQs do Chico Bento
Resumo
Este trabalho traz resultados de uma investigação que analisou quais, e de que forma, sentidos sobre a escola e seus elementos (tempo-espaço e currículo) são produzidos nas histórias em quadrinhos (HQs) do Chico Bento. A investigação foi realizada utilizando conceitos retirados dos Estudos Culturais, em sua perspectiva pós-estruturalista, e dos estudos de Michel Foucault. O argumento aqui desenvolvido é que o discurso da educação escolar veiculado nas HQs do Chico Bento divulga uma escola disciplinar, com tempos e espaços compartimentados e cheios de regras e com um currículo que ensina mais procedimentos considerados adequados do que conhecimentos relacionados às disciplinas escolares. Este artigo mostra que os sujeitos pedagógicos divulgados nas HQs do Chico Bento possuem muitas marcas já amplamente divulgadas e aceitas em nossa sociedade, mas que seus efeitos constitutivos não estão completamente garantidos. Isto se dá porque há, no discurso investigado, conflitos, brechas para seu questionamento e resistências ao que é ensinado pelo currículo das HQs do Chico Bento.Referências
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Publicado
2013-12-30
Como Citar
FREITAS, D.; PARAÍSO, M. O Discurso da Educação Escolar no Currículo das HQs do Chico Bento. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 20, p. 73-88, 30 dez. 2013.
Seção
Artigos
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