Inclusão Digital Em Telecentros: A Ótica Dos Monitores

  • Helga Nazario Universidade Estácio de Sá
  • Estrella Bohadana Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Resumo

Neste artigo, indagamos se os usos da Internet em telecentros se constituem em ações de inclusão digital. Os dados apresentados são decorrentes de pesquisa que investigou as relações entre Tecnologias da Informação e Comunicação e jovens de baixa renda usuários da Internet, no Município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Na primeira seção, contextualizamos o acesso à Internet e os projetos que visam sua expansão no cenário brasileiro. Na segunda seção, apresentamos parte da pesquisa e da metodologia escolhida para a análise de dados – a Teoria de Análise Argumentativa de Perelman e Olbrecths-Tyteca. Na terceira seção, propomos as conceituações teóricas de Canclini, Cazeloto, Soares, Sorj e Warschauer, atentando para as articulações entre inclusão digital e exclusão social. Finalmente, na última seção, encerramos o trabalho concluindo que os usos da Internet em telecentros não promovem a inclusão digital no Município. As atividades proporcionadas pelos telecentros não correspondem à inclusão digital no sentido de promover a inclusão social de seus usuários, como pretendem os discursos governamentais. Além disso, esses novos espaços de socialização não reduzem a marginalização já instaurada nesse grupo, evidenciando a precariedade da estratégia.

Biografia do Autor

Helga Nazario, Universidade Estácio de Sá
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, pós-graduação em Orientação Educacional no Instituto La Salle e mestrado em Educação na Universidade Estácio de Sá.
Estrella Bohadana, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá. É membro da "Red de Estudios de la Economía Mundia"l (REDEM). Integra o conselho editorial da revista Trieb (Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro) e dos Cadernos de Psicanáliese (Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro). Tem experiência nas áreas de Filosofia e de Educação, esta última com ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias de informação e comunicação, construção do conhecimento e ética.

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Publicado
2013-12-30
Como Citar
NAZARIO, H.; BOHADANA, E. Inclusão Digital Em Telecentros: A Ótica Dos Monitores. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 20, p. 89-105, 30 dez. 2013.