Gestão Orientada por Resultados no Contexto do Federalismo Brasileiro: Perspectivas e Desafios para a Educação Municipal
Resumo
Este artigo toma como referência uma pesquisa de doutoramento em Educação na UFBA, a qual busca analisar a gestão da educação municipal orientada por resultados, enquanto influência da Nova Gestão Pública e suas repercussões no atendimento à demanda educacional, levando em conta as relações intergovernamentais no contexto do federalismo brasileiro. Os resultados preliminares obtidos por meio de revisão bibliográfica e da análise de alguns documentos revelaram que os processos baseados nesta lógica se caracterizam muito mais como práticas desconcentradoras, em que o local é considerado como uma unidade administrativa a quem cabe colocar em ação políticas concebidas no nível do poder central. Nesse sentido, a gestão educacional orientada por resultados tem menos a ver com a disponibilidade de mecanismos para a equalização das condições de oferta educacional e mais com um processo de recentralização e controle das políticas educacionais.Referências
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Publicado
2013-12-30
Como Citar
COSTA, J. M.; CUNHA, M. Gestão Orientada por Resultados no Contexto do Federalismo Brasileiro: Perspectivas e Desafios para a Educação Municipal. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 20, p. 106-123, 30 dez. 2013.
Seção
Artigos
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