Violência Escolar: o Paradoxo entre Disciplina e Violência nas Práticas Pedagógicas
Resumo
Neste artigo são apresentados dados iniciais de uma pesquisa, ainda, em andamento, que estuda as práticas pedagógicas com o objeito de verificar em que medida estas práticas se constituem em tempos e espaço de manifestação da violência escolar. Para realização dessa pesquisa assumiu-se como metodologia a abordagem qualitativa e como procedimentos de coleta de dados a análise bibliográfica e documental, completada por entrevistas semiestruturadas e observação participante. Nesse primeiro momento, apresento, aqui, um estudo bibliográfico e documental que permitiu compreender de que modo o termo violência foi abordado em diferentes contextos sociais. Nesse sentido pretende-se produzir elementos teóricos e metodológicos que permitam fundamentar e dar continuidade a pesquisa em andamento, possibilitando inferir contribuições possíveis no sentido de intervir em situações cotidianas concretas no universo escolar.
Publicado
2013-12-30
Como Citar
ALMEIDA, J.; CARVALHO, F. DE A. Violência Escolar: o Paradoxo entre Disciplina e Violência nas Práticas Pedagógicas. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 20, p. 124-137, 30 dez. 2013.
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.