Violência Escolar: o Paradoxo entre Disciplina e Violência nas Práticas Pedagógicas

  • Julio Gomes Almeida
  • Fábio de Andrade Carvalho

Resumo

Neste artigo são apresentados dados iniciais de uma pesquisa, ainda, em andamento, que estuda as práticas pedagógicas com o objeito de verificar em que medida estas práticas se constituem em tempos e espaço de manifestação da violência escolar. Para realização dessa pesquisa assumiu-se como metodologia a abordagem qualitativa e como procedimentos de coleta de dados a análise bibliográfica e documental, completada por entrevistas semiestruturadas e observação participante. Nesse primeiro momento, apresento, aqui, um estudo bibliográfico e documental que permitiu compreender de que modo o termo violência foi abordado em diferentes contextos sociais. Nesse sentido pretende-se produzir elementos teóricos e metodológicos que permitam fundamentar e dar continuidade a pesquisa em andamento, possibilitando inferir contribuições possíveis no sentido de intervir em situações cotidianas concretas no universo escolar.
Publicado
2013-12-30
Como Citar
ALMEIDA, J.; CARVALHO, F. DE A. Violência Escolar: o Paradoxo entre Disciplina e Violência nas Práticas Pedagógicas. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 20, p. 124-137, 30 dez. 2013.