Políticas Públicas E Currículo: Dois Pontos Centrais Dos Conflitos Na Formação, Na Prática E Na Construção Da Identidade Do Pedagogo
Resumo
O tema deste trabalho configura-se pela ação investigativa de alguns pontos conflitivos das políticas públicas e do currículo no processo da formação, da prática e da construção da identidade do pedagogo. Buscamos considerar elementos em discussão no contexto acadêmico e escolar quanto a função social do profissional da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como foco a regulamentação das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia - Resolução nº. 01/2006. Utilizamos como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa tendo a entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados. O aporte teórico é de autores como Pimenta (2005), Saviani (2008), Nóvoa (1992) e Libâneo (2006). O estudo indica aspectos relevantes que permeiam a temática em discussão. Conclui-se, no entanto, que as contradições através da base curricular validado pelas políticas públicas comprometem esse processo. Dessa forma, traz-se a trajetória histórica do pedagogo numa reconfiguração da sua prática pedagógica crítico-reflexiva como possibilidade de ressignificação profissional diante dos eventuais conflitos.Referências
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Publicado
2013-12-30
Como Citar
DA SILVA, V.; DA CUNHA, J. L. Políticas Públicas E Currículo: Dois Pontos Centrais Dos Conflitos Na Formação, Na Prática E Na Construção Da Identidade Do Pedagogo. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 20, p. 188-213, 30 dez. 2013.
Seção
Artigos
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