As Tecnologias da Informação e Comunicação e os Currículos dos Cursos de Pedagogia da Região Nordeste
Resumo
O presente artigo visa refletir sobre algumas análises realizadas em uma pesquisa desenvolvida para um trabalho de conclusão de curso da área da educação. Tais análises se pautaram nos currículos dos cursos de Pedagogia das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) brasileiras da região Nordeste, na modalidade presencial, mais especificamente quanto ao espaço dedicado à inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na formação docente. Tal pretensão se deu diante algumas mudanças ocasionadas na ação humana em suas práticas sociais, reflexo do avanço tecnológico, o qual vem também influenciar as práticas educativas. Esse fato ocasiona novas exigências para a formação dos professores, os quais terão que ser habilitados para uso das TIC, afastando-se de práticas tradicionais e aderindo novas formas de expressão e interação, por meio de múltiplas linguagens a exemplo da linguagem comunicacional. Nesse contexto, para contemplar os resultados do objetivo proposto, foi utilizada a abordagem qualitativa, junto ao método de procedimento de pesquisa documental. Tais procedimentos serviram de base para a análise dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de cursos de Pedagogia de nove instituições da região Nordeste. Alguns resultados alcançados a partir das análises realizadas evidenciam-se no decorrer deste trabalho como o fato de que as nove instituições revelam a necessidade de uma formação que tenha como foco as TIC na educação. Esta pesquisa proporciona a compreensão de que a relação entre as TIC e os processos educacionais oportuniza expandir as práticas curriculares, gerando uma participação mais ativa dos estudantes e docentes no processo de ensino e aprendizagem.Referências
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Publicado
2013-12-30
Como Citar
PEIXOTO, M.; PINTO, A. As Tecnologias da Informação e Comunicação e os Currículos dos Cursos de Pedagogia da Região Nordeste. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 20, p. 235-261, 30 dez. 2013.
Seção
Artigos
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