Políticas de Formação Docente no Brasil: o Curso de Educação Integral e Integrada na UFSC (2009-2010)

  • Ana Cláudia de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Clarícia Otto Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

As políticas educacionais brasileiras têm suscitado debates em torno da ampliação da permanência diária do aluno na escola e das funções desta Instituição na educação e na inserção dos indivíduos na sociedade. Neste artigo, objetiva-se apresentar uma experiência de como se vem dando a formação continuada de professores da educação básica, com vistas ao trabalho educativo em tempo integral e considerando os indivíduos envolvidos neste processo como seres holísticos, que devem ser respeitados e considerados em suas mais diversas dimensões. Assim, apresenta-se, sucintamente, o Curso de Educação Integral e Integrada, ofertado pela Universidade Federal de Santa Catarina, na modalidade a distância, entre 2009 e 2010, segundo edital 01, de abril de 2008 (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação).

Biografia do Autor

Ana Cláudia de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina
Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Linguística (2004), na área de concentração Psicolinguística, com pós-doutoramento (2006) pela mesma IES. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa NEL - Núcleo de Estudos em Leitura e do Grupo de Pesquisa PAMEDUC - Patrimônio, Memória e Educação, ambos da UFSC . Desenvolve pesquisas sobre leitura, cognição e ensino, abarcando também o processo de alfabetização e formação de professores. Foi subcoordenadora do Curso de Pedagogia da UFSC entre 2014 e 2015.
Clarícia Otto, Universidade Federal de Santa Catarina
Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) e Pós-Graduação (Doutorado) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisou os projetos de educação escolarizada veiculados por meio das escolas étnicas italianas e paroquiais no Estado de Santa Catarina. É professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSC, credenciada no Mestrado e no Doutorado. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa "Patrimônio, Memória e Educação " (PAMEDUC) desde 2010, passando a assumir a função de líder do Grupo em 2016. Foi coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia da UFSC entre 2014 e 2015. Áreas de pesquisa e atuação: História da Educação, História Local e Regional, Livro Didático, Memória e Patrimônio, Teoria e Metodologia da História e do seu ensino, Campo Religioso e Educação, a História ensinada, incluindo os primeiros anos de escolarização.

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Publicado
2013-12-30
Como Citar
DE SOUZA, A. C.; OTTO, C. Políticas de Formação Docente no Brasil: o Curso de Educação Integral e Integrada na UFSC (2009-2010). CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 20, p. 262-277, 30 dez. 2013.