Bases Epistemológicas e Implicações para Práticas de Modelagem Matemática na Educação Matemática em Sala de Aula
Resumo
Considerando a escassez de estudos e discussões sobre bases epistemológicas que orientem a prática da Modelagem Matemática em sala de aula, esse ensaio desenvolve-se sob a questão: Que implicações para a prática da Modelagem Matemática em Educação Matemática decorrem de distintas bases epistemológicas? São apresentados aspectos que podem favorecer a compreensão de algumas dessas bases, as quais implicam olhares distintos sobre as práticas de Modelagem Matemática neste âmbito. A postura de investigação adotada se afina com a Fenomenologia-Hermenêutica. As interpretações explicitadas apontam que do reconhecimento de distintas bases epistemológicas emergem distintas práticas de Modelagem.Referências
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SKOVSMOSE, O. Educação crítica: incerteza, matemática, responsabilidade.
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Publicado
2013-12-30
Como Citar
KLÜBER, T. E.; BURAK, D. Bases Epistemológicas e Implicações para Práticas de Modelagem Matemática na Educação Matemática em Sala de Aula. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 20, p. 278-294, 30 dez. 2013.
Seção
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