A gestão e o financiamento da educação no brasil: uma análise das orientações políticas da unesco

  • Jani Alves da Silva Morei

Resumo

O objetivo deste texto é analisar os conceitos expressos nas diretrizes políticas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) voltados à gestão e ao financiamento da educação, configuradas desde o início da década de 1990 em eventos e documentos. Deste modo, desenvolve-se uma análise crítica do conteúdo desses documentos, cujo foco é a relação indissolúvel entre a gestão e a política de financiamento para a educação, a fim de perceber os seus nexos, efetivados na política direcionada à educação básica, especificamente na política materializada com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Posteriormente, é analisada a diretriz política do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) criado em 1995. Os resultados apontam para uma consonância e efetivação das diretrizes recomendadas pela agência, com predominância das categorias políticas: equidade, responsabilidade social e eficiência.
Publicado
2011-04-30
Como Citar
MOREI, J. A gestão e o financiamento da educação no brasil: uma análise das orientações políticas da unesco. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 6, n. 12, p. 28-45, 30 abr. 2011.