Educação e trabalho na perspectiva da unesco e da política educacional brasileira

  • Eliana Cláudia Navarro Koepsel

Resumo

A pesquisa focaliza a relação estabelecida entre educação e trabalho em documentos elaborados e divulgados no âmbito da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) e em documentos representativos de política educacional no Brasil na transição do século XX para o XXI. O objetivo é apreender e analisar os principais elementos que subsidiam o estabelecimento da relação entre educação e trabalho nos referidos documentos, visando evidenciar repercussões da política internacional para a educação básica na correspondente política nacional a partir de 1990. A abordagem do objeto em estudo articula-se com o contexto histórico em presença, no qual, à educação, em especial à educação básica; atribui-se um papel decisivo para o crescimento econômico, a redução da pobreza e a superação das desigualdades entre os países. Conclui que a centralidade da defesa da educação, como meio por excelência para resolver o atraso, a pobreza, a degradação do meio ambiente, entre outros, deriva do limite teórico que marca a luta presente e enfática à preparação para o trabalho, compreendida como direito do homem e dever da escola. Portanto, as categorias da totalidade e da contradição são negadas como categorias de análise quando predominam as teses pela defesa elogiosa do particular, do fragmentário, do microscópico, da subjetividade e da irracionalidade.
Publicado
2011-04-30
Como Citar
KOEPSEL, E. C. Educação e trabalho na perspectiva da unesco e da política educacional brasileira. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 6, n. 12, p. 66-84, 30 abr. 2011.