História e políticas para o ensino superior a distância no estado do paraná

  • Maria Luisa Furlan Costa

Resumo

O presente artigo visa a analisar a implementação do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Estado do Paraná e sua contribuição para o processo de democratização e interiorização do Ensino Superior público nessa unidade da federação brasileira. É nosso objetivo, ainda, demonstrar que a interiorização das vagas públicas é uma especificidade observada no Estado do Paraná, especialmente quando se toma como referência o que se convencionou chamar de “Sistema Estadual de Ensino Superior”, pois as universidades estaduais possuem, em sua grande maioria, características de instituições “multicampi”. Neste sentido, uma questão destacada neste artigo é justamente o processo histórico de interiorização do ensino público, com ênfase para as instituições estaduais que ofertam cursos superiores na modalidade presencial e na modalidade a distância. Procura-se demonstrar, também, que a interiorização do Ensino Superior se intensificou de forma contundente com a integração das universidades federais e estaduais ao Sistema UAB que se constitui, no presente momento, como um programa coordenado pela Diretoria de Educação da Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes).
Publicado
2011-04-30
Como Citar
COSTA, M. L. História e políticas para o ensino superior a distância no estado do paraná. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 6, n. 12, p. 133-148, 30 abr. 2011.