As Revoluções Proletárias e a Organização da Escola Pública Moderna
Resumo
Este artigo analisa o processo de estruturação da escola pública na França e suas funções, no decorrer do século XIX. Com base no referencial do materialismo histórico, a pesquisa é qualitativa e de caráter bibliográfico, envolvendo a análise da materialidade histórica que marcou a organização da educação moderna. Retomam-se os principais acontecimentos franceses deste século, com destaque para as revoluções proletárias que definiram os primeiros conflitos de classe típicos da sociabilidade do capital. Ao se evidenciarem as condições desiguais características da relação capitalista, o proletariado lutou contra a burguesia, levando à Revolução de 1848 e à Comuna de Paris, em 1871. A criação da escola pública foi analisada no interior destes eventos, a fim de entender as influências dos movimentos revolucionários para a mesma. Constatou-se que a classe burguesa reagiu perante a ameaça operária e considerou o potencial da escola como instrumento de contenção social. Foi o desenrolar destes atritos que levou à criação de uma escola a cargo do Estado, nos moldes que se mantém até a atualidade, evidenciando que seus princípios gerais estiveram vinculados à manutenção de uma determinada ideologia e relação social.
Copyright (c) 2019 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.