Na contramão das atuais correntes pedagógicas
Resumo
O artigo discute as correntes pedagógicas atuais que sobrevalorizam as questões prático-empíricas da Educação em detrimento da reflexão teórica. Aponta o modo como a Educação foi se deixando conduzir por uma mentalidade científico-objetiva e em prol de uma tendência de separar o espaço de reflexão da prática educativa e sugere uma reorientação da práxis pedagógica em direção a uma hermenêutica pedagógica. A Filosofia da Educação, por meio das filosofias clássicas, com a de Sócrates, Platão e Kant é o fio condutor de argumentação principal do texto.
Palavras-chave: Pedagogia. Filosofia da Educação. Hermenêutica.
Publicado
2018-03-05
Como Citar
FLICKINGER, H. Na contramão das atuais correntes pedagógicas. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 22, p. 43- 64, 5 mar. 2018.
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.