Na contramão das atuais correntes pedagógicas

  • Hans Georg Flickinger Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo discute as correntes pedagógicas atuais que sobrevalorizam as questões prático-empíricas da Educação em detrimento da reflexão teórica. Aponta o modo como a Educação foi se deixando conduzir por uma mentalidade científico-objetiva e em prol de uma tendência de separar o espaço de reflexão da prática educativa e sugere uma reorientação da práxis pedagógica em direção a uma hermenêutica pedagógica. A Filosofia da Educação, por meio das filosofias clássicas, com a de Sócrates, Platão e Kant é o fio condutor de argumentação principal do texto.


Palavras-chave: Pedagogia. Filosofia da Educação. Hermenêutica.

Biografia do Autor

Hans Georg Flickinger, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Possui graduação pela (1971) e doutoradopela (1973). Atualmente é PROFESSOR da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)
Publicado
2018-03-05
Como Citar
FLICKINGER, H. Na contramão das atuais correntes pedagógicas. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 22, p. 43- 64, 5 mar. 2018.