A microfísica dos corpos na escola
Resumo
O presente artigo trata da escola, grande máquina de vigilância da modernidade, produto de um longo processo histórico que a coloca como o lugar privilegiado, exclusivo e legitimado de saber. É o local onde, através do ato de educar, os sujeitos são tirados de seu estado de selvageria. Num primeiro momento, o artigo analisa a escola enquanto instituição disciplinar, principalmente quando surgem, nos séculos XVII e XVIII, as chamadas disciplinas, cujo objetivo era tornar a criança um corpo dócil e útil ao corpo social, e a forma como estas vêm sendo utilizadas no campo da Educação. Num segundo momento, trata da transição da sociedade disciplinar para a sociedade de controle. Por fim, defende que a solidez moderna está dando lugar à liquidez pós-moderna. A sociedade disciplinar, que buscava a estabilidade através da disciplina e da docilidade dos corpos, está dando lugar à sociedade de controle, de modo que a escola está cada vez menos preocupada com a produção de corpos dóceis e mais ocupada com a fabricação de corpos flexíveis, corpos que saibam jogar o jogo do livre-mercado.
Palavras-chave: Disciplina. Corpo. Escola.
Referências
BAUMAN, Z. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1999a.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999b.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2001.
BENTHAM, J. The Works of Jeremy Benthan. Vol. 4 - (Panopticon, Constitution, Colonies, Codification). Edinburgh: William Tait, 1843.
COMÉNIO, J. A. Didáctica Magna: tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.
DELEUZE, G. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações: 1972-1990. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996, p. 219-226.
FOUCAULT, M. Poder-Corpo. In: MACHADO, R. (org.). Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1982a. cap. IX, p. 145-152.
FOUCAULT, M. O Olho do Poder. In: MACHADO, R. (org). Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982b. cap. XIV, p. 209-227.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H; RABINOW, P. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de
Janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 231-249.
KANT, I. Sobre a Pedagogia. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2002. 107p.
LOCKE, J. Alguns Pensamentos acerca da Educação.Cadernos de Educação, Pelotas/RS, (n.13, ago./dez. 1999 até n. 23, jul./dez. 2004).
OLIVEIRA, A. R.; VALEIRÃO, K. Governamentalidade e práxis educacional na contemporaneidade. Educação e Filosofia. Uberlândia, v.27, n.54, p.559-578, jul./dez. 2013.
PINK Floyd: The Wall. Roteiro de Roger Waters. Direção de Alan Parker. Produção de Alan Marshall. Reino Unido: Metro-Goldwin-Mayer, 1982. 1 DVD (95 min).
RAJCHMAN, J. Foucault: A liberdade da Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.
VEIGA-NETO, A. Educação e governamentalidade neoliberal: novos dispositivos, novas subjetividades. In: Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2000, p. 179-217.
VEIGA-NETO, A.; MORAES, A. L. Disciplina e controle na escola: do aluno dócil ao aluno flexível. In: Resumos do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Florianópolis: UFSC, 2008, p. 343-354.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.