Experiência e vida danificada: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno
Resumo
Entre os temas que foram comuns a Walter Benjamin e Theodor W. Adorno no diagnóstico do espírito do tempo em que viveram, ganha destaque o conceito de experiência e suas implicações. Mais especificamente, a experiência no quadro de seu declínio que é também o do decaimento da narrativa. Sintoma da modernidade e de uma dialética do esclarecimento, esse movimento é exemplarmente interpretado por Benjamin nos marcos das mudanças qualitativas do contemporâneo, e é retomado por Adorno em sua crítica radical à danificação do sujeito. O presente texto comenta a presença do conceito de experiência em ambos autores, demarcando sua passagem de categoria analítica do moderno em Benjamin para conceito crítico, em seu reverso, na obra de Adorno, em especial em Minima Moralia. Com isso, procura contextualizar aspectos da formação no contexto do declínio da subjetividade e das contradições do tédio, do tempo livre e da compaixão.
Palavras-chave: Experiência. Formação. Dialética do Esclarecimento. Theodor W. Adorno. Walter Benjamin.
Referências
ADORNO, Theodor W. Teoria da semicultura. Tradução de Newton Ramos de Oliveira, Bruno Pucci, Cláudia B. Moura Abreu. Educação e sociedade, Campinas, n. 56, out./dez. 1996.
ADORNO, T. W. Tempo livre. In: ADORNO, T. W. Palavras e Sinais: Modelos Críticos 2. Tradução de Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 70-82.
ADORNO, T. W. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: ADORNO, T. W. Notas de Literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. SãoPaulo: Duas cidades; Editora 34, 2003.
ADORNO, T. W., HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
BASSANI, J. J. Corpo, educação e reificação: Theodor W. Adorno e a crítica da cultura e da técnica. Florianópolis, 2008. 234 f. Tese (Doutorado) - UniversidadeFederal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação. Programa de
Pós-graduação em Educação. Disponível em:
BASSANI, J. J.; VAZ, A. F. Técnica, corpo e coisificação: notas de trabalho sobre o tema da técnica em Theodor W. Adorno. Educação & Sociedade, v.29, p. 99-118, 2008.
BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. In: ROUANET, S. P. Obras escolhidas I. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985a.
BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ROUANET, S. P..BENJAMIN, W. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1985b. (Tradução de Sergio Paulo Rouanet).
______. Sobre alguns temas em Baudelaire. In. Obras escolhidas III. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Tradução de José Carlos Martins Barbosa).
GAGNEBIN, J-M. Walter Benjamin ou a história aberta. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 10. (Prefácio).
MARX, K. O Capital: o processo de produção do capital. 2.ed. São Paulo: Nova cultural, 1985, v.1, t. 2.
PETRY, F. B. Indústria cultural, subjetividade e formação danificadas na Dialética do Esclarecimento e nas Minima Moralia. Florianópolis, 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de
Ciências de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação Disponível
em:
ROUANET, S. P. Édipo e o anjo: itinerários freudianos em Walter Benjamin. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Tempo Brasileiro, 1990.
SCHOPENHAUER. A. O mundo como vontade e representação. Rio de Janeiro: Contraponto, 2003. (Tradução de M. F. Sá Correia).
TIBURI, M. Cinzas. In: TIBURI, M; KEIL, I. (Ed.) O corpo torturado. Porto Alegre: Escritos Editora, 2004.
VAZ, A. F. Memória e progresso: sobre a presença do corpo na arqueologia da modernidade em Walter Benjamin. In: SOARES, C. L. (Org.). Corpo e história. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2011, p. 43-60.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.