Do conceito de formação humana: tensões entre natureza e cultura
Resumo
O artigo apresenta a filosofia da educação a partir de três pesquisas que articulam o conceito de formação humana mediante a tensão entre natureza e cultura. Metodologicamente, procuramos discutir o conceito tendo em vista esta tensão, considerando as perspectivas filosóficas de Friedrich Nietzsche e Jean-Jacques Rousseau, hermeneutas da cultura, da natureza e da formação humana. Inspiradas nestes horizontes estético-filosóficos, propomos uma filosofia da educação como uma experiência estético-cognitiva a partir da qual o humano possa fabricar-se.
Palavras-chave: Formação humana. Nietzsche. Rousseau. Hermenêutica.
Referências
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Publicado
2018-03-05
Como Citar
HARDT, L.; DOZOL, M.; DE MOURA, R. Do conceito de formação humana: tensões entre natureza e cultura. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 22, p. 155- 174, 5 mar. 2018.
Seção
Artigos
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