Ética, educação e desafios contemporâneos
Resumo
Para que evitemos os idealismos, ao tratar dos vínculos entre ética e educação, acreditamos que seja necessário focalizar alguns aspectos presentes em nossa cultura, na atualidade, que parecem marcar de forma incisiva os nossos valores. São eles: cinismo, delinquência, narcisismo, competitividade e hedonismo. Abordaremos esses aspectos recorrendo,
sobretudo, às análises que Jurandir Freire Costa e Yves de La Taille fazem da cultura brasileira contemporânea. O nosso intuito será explicitar que pensar a relação entre educação e a formação ética requer mais do que boas intenções e discursos idealizados, mas passa fundamentalmente pela compreensão de aspectos da nossa cultura que têm força incisiva sobre as
práticas educativas. Reivindicamos, no final, que uma educação que tenha como preocupação a formação ética deve privilegiar o cuidado do outro mediado pelo “tato pedagógico” e pela “conversação”, os quais se expressam por meio da linguagem poética.
Palavras-chave: Formação ética. Ethos moral. Conversação. Tato pedagógico.
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