Professores de Cursos de Administração: Fatores que Qualificam o Ensino em uma Escola de Negócios

  • Carlos Augusto Candêo Fontanini Escola de Negócios da PUC PR
  • Sirley Filipak Terezinha Filipak PUC PR
  • Jakeline Krast PUC PR.
  • Romilda Teodora Ens PUC PR

Resumo

O presente tem por objetivo identificar os fatores que qualificam o ensino de professores de cursos de administração de uma escola de negócios. No campo da administração, a formação continuada de professores com ênfase nos aspectos pedagógicos e didáticos não tem acontecido. Essa pesquisa delineada como estudo de caso, realizado por meio de entrevista em profundidade, com 14 (quatorze) professores dos quarenta contratados e que atuam no curso de administração da Escola de Negócios de uma instituição de educação superior privada de grande porte. Os professores são graduados em administração. Possuem mestrado e doutorado também em administração atuando na educação superior há mais de oito anos. Os resultados revelam que dentre os fatores que qualificam o ensino dos professores para melhoria das suas aulas, estão: os fóruns de discussão em sala de aula; sala invertida, que é a técnica em que os alunos interagem um com os outros a partir das suas experências profissionais; peer tutoring; o  estímulo à participação dos alunos; a própria motivação do professor emsala de aula. Nesse protagonismo, os professores desenvolvem e utilizam estratégias para fomentar o contato aluno-professor; encorajar a cooperação entre os alunos; incentivar e respeitar os estilos de aprendizagem ativa e mediar feedback imediato aos alunos.

Palavras-chave: Formação de Professores de Cursos de Administração. Formação do administrador. Estratégias de Ensino-Aprendizagem.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Candêo Fontanini, Escola de Negócios da PUC PR

Doutor em Educação pela PUCPR. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, especialista em desenvolvimento gerencial e marketing UNESPAR. É professor do curso de administração, agente de Internacionalização e Coordenador do projeto de Acreditação (Association to Advance Collegiate Schools of Business - AACSB).

Sirley Filipak Terezinha Filipak, PUC PR
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1983), mestrado em Educação Recursos Humanos e Educação Permanente pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Atualmente é professora - adjunto III da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. atua, também, como docente na linha pesquisa História e Políticas da Educação no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, na mesma Instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currículo, ensino superior, diretrizes curriculares e gestão. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da PUCPR. Coordena o projeto de pesquisa a Formação dos Gestores das Instituições de Educação Superior no Paraná.
Jakeline Krast, PUC PR.
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. Membro do projeto de pesquisa A Formação dos Gestores das Instituições de Educação Superior no Paraná da PUCPR. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Positivo (2008) . Atualmente é analista no departamento de Acreditação Internacional da Escola de Negócios PUCPR. Membro do projeto de pesquisa A Formação dos Gestores das Instituições de Educação Superior no Paraná da PUCPR. 
Romilda Teodora Ens, PUC PR
Doutora em Educação. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação StrictoSensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas (FCC), participando do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-Ed/FCC). Lidera o grupo de pesquisa “Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais” na PUCPR, que integra trabalhos do CIERSed/FCC.

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Publicado
2017-12-15
Como Citar
FONTANINI, C. A.; FILIPAK, S. F.; KRAST, J.; ENS, R. Professores de Cursos de Administração: Fatores que Qualificam o Ensino em uma Escola de Negócios. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 12, n. 32, p. 15-39, 15 dez. 2017.