Professores de Cursos de Administração: Fatores que Qualificam o Ensino em uma Escola de Negócios
Resumo
O presente tem por objetivo identificar os fatores que qualificam o ensino de professores de cursos de administração de uma escola de negócios. No campo da administração, a formação continuada de professores com ênfase nos aspectos pedagógicos e didáticos não tem acontecido. Essa pesquisa delineada como estudo de caso, realizado por meio de entrevista em profundidade, com 14 (quatorze) professores dos quarenta contratados e que atuam no curso de administração da Escola de Negócios de uma instituição de educação superior privada de grande porte. Os professores são graduados em administração. Possuem mestrado e doutorado também em administração atuando na educação superior há mais de oito anos. Os resultados revelam que dentre os fatores que qualificam o ensino dos professores para melhoria das suas aulas, estão: os fóruns de discussão em sala de aula; sala invertida, que é a técnica em que os alunos interagem um com os outros a partir das suas experências profissionais; peer tutoring; o estímulo à participação dos alunos; a própria motivação do professor emsala de aula. Nesse protagonismo, os professores desenvolvem e utilizam estratégias para fomentar o contato aluno-professor; encorajar a cooperação entre os alunos; incentivar e respeitar os estilos de aprendizagem ativa e mediar feedback imediato aos alunos.
Palavras-chave: Formação de Professores de Cursos de Administração. Formação do administrador. Estratégias de Ensino-Aprendizagem.
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