Condutas Indesejadas na Escola: uma Análise Sociológica sobre a Criança com Diagnóstico de TDAH
Resumo
Este artigo decorre de pesquisa, com aporte teórico na Sociologia da Infância, que teve por objetivo geral compreender o que dizem pais e professores sobre a medicalização das crianças para o controle do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A metodologia da pesquisa se caracteriza como qualitativa, descritiva e exploratória. Para a geração de dados foi utilizado análise de documentos técnicos (cartas de encaminhamento, laudos diagnósticos, receitas médicas) entrevistas semiestruturadas com pais/responsáveis e professores de crianças com diagnóstico de TDAH e/ ou que fizessem uso de medicamento. O artigo apresenta apenas a análise das falas sobre o comportamento das crianças, tendo sido observado que, mesmo quando a queixa sobre a criança parte dos pais/responsáveis, o problema está relacionado ao comportamento da criança na escola, e que as queixas das professoras sobre a agitação e falta de atenção das crianças surgem já na educação infantil, denotando que essas não desempenham adequadamente seu “ofício de aluno”. Foi ainda possível perceber, nas falas das professoras, uma visão da infância como problema social e a ideia de uma “crise” relacionada à infância e à autoridade.
Palavras-chave: Escola. Medicalização da Educação. Sociologia da Infância.
TDAH.
Copyright (c) 2017 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.