Investigações Matemáticas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Algumas Indagações e Possibilidades

  • Anderson Oramisio Santos UFU
  • Guilherme Saramago de Oliveira UFU

Resumo

Os estudos em Educação Matemática realizados em diversos países mostram que as concepções e atitudes dos alunos sobre Matemática e a aprendizagem constituem um fator que interfere de forma positiva ou negativa com o modo como eles se envolvem em sala de aula. A literatura sobre investigações matemáticas, embora ainda recente no Brasil, tem evidenciado as potencialidades dessa estratégia metodológica no desenvolvimento do ensino e aprendizagem em Matemática. Assim essa pesquisa, aborda importantes reflexões sobre a importância educacional da Investigação Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental, proporcionando aos professores o contato com essa metodologia e possibilidades que esta acorda na aprendizagem dos conceitos Matemáticos. A escolha do tema pela ausência abordagens e literaturas sobre o uso da Investigação Matemática como metodologia de ensino nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de formação de professores em especial nos cursos de Pedagogia, que formam professores para ministrar aulas de Matemática nas séries iniciais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica apoiada em teóricos que debruçam sobre as questões relativas à Investigação Matemática, Educação Matemática entre outras atividades Matemáticas. Constatou-se no interior da pesquisa que os benefícios das atividades de investigação, além de desenvolver Matemática numa perspectiva global, a realização de atividades investigativas ampliam as perspectivas dos estudos, tornando-as mais interessantes, uma vez que as atividades estão identificadas com as experiências de vida, suas opiniões, seus desejos, suas necessidades e interesses.


Palavras-chave: Educação Matemática. Metodologia de Investigação
Matemática. Ensino-Aprendizagem de Matemática.

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, UFU

Graduado em Pedagogia. Especialista em Supervisão/Inspeção Escolar. Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

Guilherme Saramago de Oliveira, UFU
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986), em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991) e em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação acadêmico e profissional. Tem experiência Acadêmica e Profissional na Educação Escolar e Educação Não-Escolar, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Ensino Superior, Direito Educacional, Educação Matemática, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Políticas Educacionais, Ensino Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Avaliação, Currículo, Planejamento, Educação a Distância e Educação Empresarial e Organizacional

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SKOVSMOSE, Ole. Desafios da Educação Matemática Crítica. São Paulo: Papirus. 2008.
Publicado
2017-12-15
Como Citar
SANTOS, A.; DE OLIVEIRA, G. Investigações Matemáticas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Algumas Indagações e Possibilidades. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 12, n. 32, p. 147-168, 15 dez. 2017.