Mestrado Profissional à Luz do Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020)
Resumo
Este artigo, original, resultado de estudo teórico, apresenta a trajetória do mestrado profissional nos Planos Nacionais de Pós-Graduação e em especial no atual PNPG 2011-2020 e tem como problema a pergunta: em que medida o mestrado profissional, cf. previsto no PNPG 2011-2020, consegue efetivar a demanda da profissionalização das diferentes áreas do conhecimento? A educação profissional, no início, teve urgência para alocar a classe desprivilegiada. Com o passar dos anos ganhou credibilidade e tem conquistado espaço em nível de pós-graduação, em especial no mestrado profissional, em várias áreas, apesar da resistência da elite acadêmica, que via neste segmento um preparo inferior ao dado pelo mestrado acadêmico. O mestrado profissional tem superado as críticas e empreendido a tarefa de conquistar a todos os segmentos: governo, empresários, acadêmicos e a todos envolvidos nesta conquista. Como resultados esperados, tem-se a expectativa de mostrar que o PNPG tem sido um bom exemplo de estratégia de consolidação da profissionalização da educação brasileira.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.