A percepção de Discentes de Ciências Contábeis sobre o uso da Simulação de uma Empresa no Aprendizado de Contabilidade no Primeiro Período do Curso.
Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção de discentes de Ciências Contábeis de uma instituição federal de ensino superior, sobre a metodologia usada no ensino de uma disciplina introdutória de Contabilidade, no primeiro período do curso. A discussão teórica do trabalho assume que a motivação constitui um requisito essencial para a aprendizagem e que os docentes exercem papel relevante no incentivo à motivação dos discentes, por meio de adoção de metodologias adequadas (ativas e reflexivas) ao conteúdo a ser ministrado e de um adequado planejamento de aulas. A pesquisa foi conduzida por meio a aplicação de um questionário para avaliar a percepção dos discentes quanto à experiência com a metodologia de aprendizagem de simulação de uma empresa denominada Ma Cherie, entre os períodos 2015.1 e 2016.1, que resultou em 100 questionários válidos. Os resultados apontaram um nível de percepção bastante favorável, superior a 90%, no que tange à contribuição da metodologia da simulação de uma empresa para melhorar o aprendizado dos conteúdos teóricos ministrados. Embora as operações simuladas tivessem caráter simplificado em comparação com transações mais complexas realizadas pelas empresas, os discentes consideraram uma oportunidade adequada de vivenciar as atividades profissionais de um contador, além de possibilitar integração entre os colegas, uma vez que a atividade foi elaborada em duplas. Os discentes sugeriram a realização de operações contábeis mais complexas e a adoção da metodologia em disciplinas subsequentes do curso.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.