Profissão docente: saberes, identidade e desenvolvimento profissional de médicos-professores

  • Geovana Ferreira Melo Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

A investigação teve como propósito analisar o desenvolvimento profissional de médicos-professores que atuam em uma universidade pública situada na região do Triângulo Mineiro, focalizando os saberes, a identidade profissional e os desafios da prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa do tipo Estudo de Caso, de abordagem qualitativa, da qual participaram quatorze professores em efetivo exercício. Os dados foram obtidos por meio de dois questionários, um simplificado e o outro de aprofundamento, interpretados na perspectiva da análise de conteúdo. As análises indicam que o desenvolvimento profissional dos médicos-professores acontece ao longo de sua trajetória docente, envolve demandas específicas da área médica, orientação pedagógica e aspectos relacionados às dimensões pessoal e profissional. Os médicos-professores embasam sua prática docente predominantemente em saberes experienciais, construídos ao longo de suas trajetórias estudantis e profissionais. A análise aponta para a necessidade de políticas institucionais de formação, valorização e desenvolvimento profissional dos professores, que certamente se refletirão na melhoria constante dos processos formativos desenvolvidos nos cursos de graduação em Medicina.

Biografia do Autor

Geovana Ferreira Melo, Universidade Federal de Uberlândia
Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2007). Atuou como Diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (gestão 2012-2016). Atua nos cursos de Pedagogia, licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Presidiu a Comissão Especial de Assessoramento para a Educação das Relações Étnico-Raciais na UFU. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia da UFU (gestão 2010-2012). Coordenou o Programa PROSSIGA - Programa de Combate à retenção e evasão da UFU (2015-2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Docência Universitária, Didática, Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores para a educação básica e superior, educação escolar, processos de formação, estágio supervisionado e profissionais da educação. As pesquisas mais recentes são no campo da Formação de Professores para a Educação Básica e Superior. Membro integrante da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Superior (RIDES). Membro da Red de inducción a la docencia / Rede inserçao no ensino Red de intercambio sobre los problemas y procesos de formación del profesorado principiante, coordenada por Carlos Marcelo. Universidad de Sevilla - Espanha. Líder do GEPDEBS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior - PPGED/FACED/UFU. Estágio Pós-Doutoral na Universidade Católica de Santos, supervisionado pela Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta. Pós-Doutorado em curso na USP - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Publicado
2019-07-03
Como Citar
MELO, G. Profissão docente: saberes, identidade e desenvolvimento profissional de médicos-professores. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 14, n. 37, p. 190-212, 3 jul. 2019.