Profissão docente: saberes, identidade e desenvolvimento profissional de médicos-professores
Resumo
A investigação teve como propósito analisar o desenvolvimento profissional de médicos-professores que atuam em uma universidade pública situada na região do Triângulo Mineiro, focalizando os saberes, a identidade profissional e os desafios da prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa do tipo Estudo de Caso, de abordagem qualitativa, da qual participaram quatorze professores em efetivo exercício. Os dados foram obtidos por meio de dois questionários, um simplificado e o outro de aprofundamento, interpretados na perspectiva da análise de conteúdo. As análises indicam que o desenvolvimento profissional dos médicos-professores acontece ao longo de sua trajetória docente, envolve demandas específicas da área médica, orientação pedagógica e aspectos relacionados às dimensões pessoal e profissional. Os médicos-professores embasam sua prática docente predominantemente em saberes experienciais, construídos ao longo de suas trajetórias estudantis e profissionais. A análise aponta para a necessidade de políticas institucionais de formação, valorização e desenvolvimento profissional dos professores, que certamente se refletirão na melhoria constante dos processos formativos desenvolvidos nos cursos de graduação em Medicina.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.