Consciência fonológica e base nacional comum curricular: mapeamento e discussão da produção acadêmica nos anos de 2006-2016
Resumo
Este artigo retrata o Estado do Conhecimento que teve por objetivo mapear e analisar as produções acadêmicas sobre Consciência Fonológica na Educação Infantil, com foco na BNCC, presentes nas investigações relacionadas às políticas públicas educacionais (período 2006 a 2016). Foram analisados resumos de dissertações e teses cadastradas no Banco de Dados do IBICT referentes ao tema abordado, cujo levantamento utilizou descritores isolados e combinados. Identificaram-se ao final 25 produções relevantes, sendo 20 Dissertações de Mestrado e 05 Teses de Doutorado, porém, nenhuma que englobasse diretamente a BNCC para a Educação Infantil e a Consciência Fonológica. Apontamos assim que, esta investigação é singular e inovadora, e, que, esta e outras pesquisas no âmbito das políticas públicas educacionais, BNCC e consciência fonológica são relevantes, pois há exiguidade de pesquisas nesta área.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.