O professor iniciante na educação física escolar: inserção profissional, desafios e possibilidades
Resumo
Neste artigo tivemos como objetivo analisar a inserção profissional do professor iniciante de Educação Física na escola. Para isso, os objetivos específicos foram: a) compreender como o professor de Educação Física foi recepcionado e orientado em sua iniciação à docência na escola; b) analisar os desafios e as possibilidades desta fase profissional; c) compreender como esses professores percebem as suas práticas no início de suas carreiras. Esta investigação tem seus pressupostos metodológicos alicerçados na abordagem qualitativa. Realizou-se uma pesquisa de campo na rede municipal de ensino de Pelotas (RS), na qual foram feitas entrevistas semiestruturadas com seis professores de Educação Física iniciantes na carreira docente na escola. Os dados foram trabalhados a partir da análise de conteúdo. O texto está organizado em cinco partes. Na primeira introduzimos os principais conceitos que fundamentam o trabalho e os pressupostos metodológicos que sustentaram a pesquisa. Na segunda, terceira e quarta parte apresentamos os dados coletados e analisados, a partir das seguintes categorias: a recepção do professor iniciante de Educação Física na escola, os desafios e as possibilidades do professor iniciante na Educação Física escolar e, a percepção de professores iniciantes sobre suas práticas. Por fim, na quinta parte do texto, traçamos algumas considerações finais onde sugerimos um processo de assessoramento aos professores iniciantes na carreira docente.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.