Ensino e Aprendizagem da Consciência Histórica
Resumo
A intencionalidade deste artigo teórico é conceituar a categoria epistemológica fulcral da consciência histórica e perspectivar seus desdobramentos no ensino e aprendizagem histórica, a partir do trabalho empírico desenvolvido na tese de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná:Jovens alunos e aprendizagem histórica: perspectivas a partir da canção popular. O objeto da tese foi investigar a consciência histórica originária, primeira ou tradicionalde jovens alunos brasileiros e portugueses enunciadas em protonarrativas escritas a partir das primeiras leituras e escutas de uma fonte canção advinda dos seus gostos musicais, na perspectiva da teoria da consciência histórica de Jörn Rüsen.Referências
AZAMBUJA. L. Jovens alunos e aprendizagem histórica: perspectivas a partir da canção popular. Curitiba, 2013. 500f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná.
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Publicado
2018-04-16
Como Citar
AZAMBUJA, L. Ensino e Aprendizagem da Consciência Histórica. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 13, n. 33, p. 192-210, 16 abr. 2018.
Seção
Artigos
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