A ressignificação do saber-fazer na experiência dos professores comunitários do Programa Mais Educação
Resumo
A presente pesquisa surge com o intuito de investigar os saberes e as necessidades formativas dos Professores Comunitários no âmbito da gestão do Programa Mais Educação desenvolvido no município de Jaguarão, no estado do Rio Grande do Sul. Assim, nos utilizamos de uma abordagem qualitativa, de caráter narrativo (Gibbs, 2009). Para a realização do presente estudo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 06 (seis) sujeitos, que posteriormente foram analisadas com base no proposto em Schütze (2013). A partir desse estudo, foi possível perceber o caráter coletivo do trabalho do Professor Comunitário. Destacamos também a troca de experiências como ponto chave para a produção de saberes pelos Professores Comunitários. Isso propiciou o compartilhamento dos saberes-fazer junto ao coletivo de Professores Comunitários, o que originava o desenvolvimento de um "saber-fazer socializado/coletivo".
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.