A qualidade da educação superior: tessituras a partir da perspectiva de docentes iniciantes
Resumo
No atual cenário que se encontra a sociedade, caracterizado por grandes transformações, num processo de globalização não só político-econômico como também cultural, se atribui ao campo educacional um amplo e contraditório leque de demandas a serem atendidas. Considerando que nos últimos anos, ao formular as políticas educativas, os governos anunciaram entre suas metas a expansão do Ensino Superior e que em meio a esse processo de ampliação do acesso a esse, tem emergido o debate acerca necessidade de melhorar a qualidade desse ensino que vem sendo ofertado, nos propomos trazer à discussão aspectos relacionados à qualidade da Educação Superior na perspectiva de docentes que estão ingressando na carreira universitária. Nesta perspectiva, buscamos investigar as compreensões de professores iniciantes sobre a qualidade na Educação Superior. Para tanto, entrevistamos 27 professores iniciantes na Educação Superior com até cinco anos na carreira docente universitária, advindos de diferentes áreas de atuação, de quatro Instituições de Ensino Superior distintas. Indagamos os 27 docentes acerca dos motivos que os levaram a ingressar na docência universitária; das experiências iniciais e desafios da profissão docente, das formas de apoio encontradas na IES, no Departamento ou no Curso; da relação com os estudantes; do lugar de formação do professor universitário; dos saberes específicos para a docência; da relação entre as atividades de pesquisa e atividades da docência, do entendimento acerca da qualidade na Educação Superior, dentre outros. Nesse texto, entretanto, estamos privilegiando as questões que enfocam a compreensão dos docentes iniciantes concernentes a qualidade da Educação Superior.
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